A tireoide é uma glândula endócrina localizada no pescoço muito importante para o funcionamento do organismo. Os hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) são liberados por ela, e atuam estimulando o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos biológicos do organismo. Neste artigo você vai conhecer dois principais distúrbios da tireoide: o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
Essas doenças podem acontecer com qualquer pessoa, mas costumam afetar principalmente mulheres. Elas são sinais de que pode haver algo de errado com a produção de hormônios da tireoide. Por isso, é sempre importante investigar caso haja suspeita.
Continue a leitura e saiba mais sobre as doenças hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Hipotireoidismo e hipertireoidismo: saiba mais sobre essas doenças
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma condição em que a tireoide produz hormônio abaixo do nível normal. Ele pode ser causado por uma doença autoimune, chamada Tireoidite de Hashimoto, que provoca a redução gradativa da glândula. Outra causa é a falta ou excesso de iodo na dieta.
Algumas crianças nascem com esse problema porque não têm glândula ou porque ela não funciona corretamente. Esse problema pode ser identificado com o teste do pezinho, ao nascer.
Os principais sintomas do hipotireoidismo são:
- Cansaço;
- Adinamia (falta de iniciativa);
- Depressão;
- Desaceleração dos batimentos cardíacos;
- Prisão de ventre;
- Pele seca e fria;
- Decréscimo da atividade cerebral;
- Sonolência;
- Reflexos mais vagarosos;
- Diminuição da memória;
- Menstruação irregular;
- Intolerância ao frio;
- Diminuição do apetite;
- Voz mais grossa;
- Mixedema (inchaço duro);
- Ganho de peso.
Como o hipotireoidismo se caracteriza pela produção reduzida de hormônios, o tratamento é realizado com a reposição hormonal. O tratamento deve começar na fase subclínica com a reposição do hormônio tiroxina que a tireoide deixou de fabricar. Como dificilmente a doença regride, ele deve ser tomado pela vida toda.
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo é a condição em que a tireoide produz uma quantidade de hormônios acima do nível normal. A causa mais comum é a Doença de Graves, uma condição autoimune, ou seja, causada pelo próprio corpo, que ataca a tireoide.
Outra causa pode ser o bócio com nódulos que produzem hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.
Por fim, o excesso de iodo na alimentação também está associado ao hipertireoidismo.
Os principais sintomas do hipertireoidismo são:
- Hiperativação do metabolismo;
- Nervosismo e irritação;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Insônia;
- Taquicardia;
- Sudorese abundante;
- Intolerância ao calor;
- Tremores;
- Olhos saltados;
- Bócio;
- Perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas;
- Comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas.
O tratamento do hipertireoidismo pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia, dependendo das características e causas da doença. Deve começar o mais rápido possível, principalmente se surgir na terceira idade, quando podem ocorrer arritmias cardíacas, hipertensão, fibrilação, infarto e osteoporose.
Você se identifica com esses sintomas? Então não deixe de buscar um especialista para fazer exames e iniciar o tratamento o mais rápido possível para evitar problemas posteriores.
A Clínica Aldunate conta com profissionais de várias especialidades, como cirurgia plástica, endocrinologia e nutrição. Entre em contato conosco pelo nosso site e agende a sua consulta!
Nos siga no Instagram e acompanhe todos os conteúdos que compartilhamos por lá.
Comentários