Atendimento

9h00 às 21h00

Agendamentos

(11) 3062-8380

As cirurgias nas mamas é comum entre as mulheres e uma dúvida também muito frequente é se elas interferem na amamentação. A Mamoplastia, seja de aumento ou de redução, em princípio, não deve atrapalhar esse período, mas algumas condições devem ser levadas em consideração. 

As técnicas cirúrgicas se desenvolvem procurando sempre manter ao máximo a integridade da funcionalidade do tecido mamário. Mas toda cirurgia tem riscos que devem ser levados em conta. Em relação a Mamoplastia, aspectos relacionados ao tipo de cirurgia, técnica utilizada e local da incisão são os fatores que mais influenciam na amamentação. Outro fator importante é a recuperação no pós-operatório.

Prótese de silicone x Amamentação

Quando se trata de prótese de silicone, algo muito importante para a amamentação é a incisão que será realizada. Incisões próximas da aréola podem ser mais problemáticas, uma vez que podem comprometer os ductos lactíferos e importantes terminações nervosas. Ou seja, quanto mais distante da aréola a incisão, maiores as chances de sucesso na amamentação.

Agende uma consulta com um Cirurgião Plástico membro da SBCP

Um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica garante confiança, bem estar e segurança para a sua cirurgia.

Redução de mama x amamentação

Já no caso de redução de mamas, há uma chance maior de comprometimento de ductos, porém isso não é uma regra. Como já falado anteriormente, a técnica cirúrgica também deve ser considerar, uma vez que dependendo da técnica, é possível manter intactos ductos e nervos importantes no aleitamento materno. 

Produção do leite materno

Outra queixa entre mulheres que amamentam e já passaram por uma cirurgia mamária é a produção de leite materno reduzida. Porém estudos comprovam que não há fatos concretos que relacionam a capacidade de produção de leite com a cirurgia. Muitos outros fatores podem levar a essa condição. O ideal é ter um acompanhamento especializado e entender todos esses fatores.

Tempo entre cirurgia e aleitamento

Esse é um fator muito importante e que deve ser levado muito em consideração para a escolha da data da cirurgia. Como há a possibilidade de crescimento de novos ductos, quanto maior o tempo entre a cirurgia e o período de amamentação, maiores as chances de sucesso.

Textura da cicatriz

O pós-operatório é muito importante para o resultado de qualquer cirurgia. A cicatrização pode interferir na amamentação, isso porque em alguns casos pode-se formar uma fibrose, comprometendo a capacidade elástica do tecido. Quando a cicatriz for periareolar, o bebê pode ter dificuldade para abocanhar a aréola em um primeiro momento e estimular o seio de forma correta.

Lembramos mais uma vez que cada caso deve ser avaliado individualmente e por um profissional capacitado. Só o Cirurgião Plástico saberá recomendar quando e como é a melhor forma de realizar a sua Mamoplastia, levando em conta os seus diferenciais e necessidades atuais e futuras.

Aqui na Clínica Aldunate contamos com dois Cirurgiões Plásticos com anos de experiência na área e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ou seja, estão em constante atualização e por dentro das últimas tecnologias e técnicas para melhorar a experiência completa da sua cirurgia. Entre em contato e agende uma consulta agora mesmo!