O sucesso de uma cirurgia plástica depende de muito mais que apenas a cirurgia em si e o cirurgião responsável por ela. Além de a preparação ter que ser feita corretamente, é fundamental seguir toda uma lista de cuidados pós-operatórios que irão garantir seus resultados e, principalmente, sua saúde.
Quando falamos desses cuidados pós-operatórios, precisamos lembrar que, por mais que existam alguns cuidados gerais que devem ser tomados em qualquer que seja a cirurgia, há outros mais específicos que serão descritos pelo seu cirurgião — e você também deve segui-los à risca.
Neste texto, a Clínica Aldunate mostra quais são os cuidados mais gerais. No entanto, nunca se esqueça: você deve segui-los, sim, mas nunca ignorar as orientações do seu cirurgião.
Para saber mais sobre alguns cuidados pós-operatórios de cirurgias plásticas, continue a leitura abaixo!
Cuidados pós-operatórios gerais
A maioria dos cuidados pós-operatórios que servem para todas as cirurgias plásticas dizem respeito à manutenção de hábitos saudáveis. Eles farão com que o corpo funcione melhor e, consequentemente, a cicatrização e a recuperação no geral ocorram com mais tranquilidade. Veja os principais cuidados:
- Coma 2 porções de fruta por dia para manter o funcionamento intestinal;
- Faça refeições leves, com grelhados e cozidos e preferencialmente comendo pequenas quantidades ao longo do dia;
- Beba pelo menos 1 litro e meio de água ou chá para hidratar;
- Urine pelo menos 5 vezes por dia;
- Não perca a data marcada para trocar o curativo no consultório médico;
- Não menospreze a importância do repouso, ficando em uma posição confortável e que esteja de acordo com a cirurgia realizada;
- Evite a prática de exercícios físicos na primeira semana após a cirurgia, especialmente se estiver com pontos ou grampos;
- Nunca deixe de tomar os remédios indicados pelo médico, de modo que a dose e os horários sejam cumpridos, evitando, assim dores e infecções;
- Não tome outro remédio que não os recomendados antes de consultar seu cirurgião;
- Não retire os equipamentos de proteção, como cinta, sutiã ou dreno, antes da devida indicação do médico.

Pós-operatório de cirurgia plástica x Fisioterapia: entendendo a relação
Dependendo da cirurgia plástica realizada, é possível que seu médico indique a realização de sessões de fisioterapia dermatofuncional. Ao reduzir o inchaço, ajudar na manutenção dos movimentos e melhorar as cicatrizes, ela faz com que o processo de recuperação seja mais rápido. Além disso, diversas complicações também são prevenidas.
Em uma fisioterapia dermatofuncional, alguns dos recursos aplicados são drenagem linfática, ultrassom, crioterapia e massagem. As técnicas mais utilizadas, assim como o número de sessões, são fatores definidos pelo cirurgião.
É importante ressaltar ainda que a realização da fisioterapia não dispensa os outros cuidados citados. É a combinação deles que garante a conquista dos melhores resultados para o seu procedimento.
Quando voltar ao médico: sintomas de alerta
Há um outro ponto que não pode deixar de ser citado quando o assunto é a recuperação de cirurgias plásticas. Mesmo que você tome todos os cuidados, o risco de complicações ainda existe — por menor que ele seja. É necessário ficar atento a alguns sintomas de alerta. Caso algum deles ocorra, você deve voltar ao médico para tratar a situação e garantir que nada pior aconteça.
Alguns desses sintomas são febre, dor que não passa com os remédios indicados pelo cirurgião, dreno cheio de líquido e mau cheiro, inchaço, vermelhidão e dor no local da cirurgia. Caso você sinta qualquer uma dessas coisas, consulte-se com seu médico novamente o quanto antes!
E você, já sabia quais são os principais cuidados pós-operatórios de cirurgias plásticas? Caso tenha gostado deste texto e queira continuar recebendo conteúdo relacionado a procedimentos estéticos, siga a Clínica Aldunate no Instagram!
Comentários