Você já pensou em ter um nutricionista esportivo ao seu lado? Esse profissional pode ser um grande aliado da sua saúde e bem-estar, bem como para ajudar você a ter um excelente desempenho em atividades físicas.
Neste texto você vai conhecer mais sobre a função desse profissional, como é a sua atuação e descobrir se esse é o profissional adequado para a sua necessidade.
Qual a diferença entre o nutricionista clínico e esportivo?
Diferentemente do nutricionista clínico, o especialista em nutrição esportiva domina as estratégias de ganho de performance por meio da dieta, conforme o perfil de cada paciente.
O nutricionista esportivo tem uma formação complementar e específica por meio de um curso de especialização para orientar atletas de diferentes modalidades e praticantes de atividades físicas.
O nutricionista clínico, por sua vez, é um profissional que atende pacientes de forma mais geral e em várias áreas da nutrição.
Como funciona o trabalho de um nutricionista esportivo?
O nutricionista esportivo é um profissional que planeja e prescreve uma dieta adequada para seu organismo. Para isso, ele considera o metabolismo de cada paciente, seus objetivos, sua realidade financeira, entre outros fatores.
Esse profissional irá averiguar o ganho e a perda de peso de acordo com as atividades físicas do paciente, adaptando sua alimentação para que não tenha nenhuma carência de mineral, fibra, proteína, etc.
O nutricionista com foco no esporte é fundamental para atletas e pessoas que desejam ter melhores resultados em suas atividades físicas. Isso porque ele irá fornecer a orientação necessária sobre alimentação, exercícios físicos, uso de vitaminas, minerais e suplementos, de acordo com seus treinos e objetivos.
Leia também: Quando se consultar com um nutricionista?
Nutricionista clínico ou esportivo: qual procurar?
Para descobrir qual desses dois profissionais procurar, tenha em mente que o nutricionista clínico tem o papel de melhorar a qualidade da alimentação para a manutenção ou melhora do estado nutricional (peso, percentual de gordura, carência ou excesso de vitaminas).
Já o esportivo, além de todos esses pontos importantes, irá contribuir para uma melhora do desempenho no esporte ou atividades físicas e da capacidade de recuperação após treinos.
Então, se o seu objetivo é melhorar em um esporte ou ter melhores resultados na academia (como tonificação de músculos, por exemplo), o nutricionista esportivo é a melhor escolha.
Então, gostou de conhecer mais sobre o trabalho do nutricionista esportivo? Este artigo respondeu suas dúvidas?
A Clínica Aldunate conta com uma profissional nutricionista esportiva em seu corpo clínico. Acesse nosso site e agende já a sua consulta. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar conteúdos como este semanalmente.
Comentários