Entre diversas opções de cirurgias plásticas, algumas são mais conhecidas que outras. A lipoaspiração, a abdominoplastia e a rinoplastia estão entre as mais famosas e realizadas — tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Uma que você talvez nunca tenha ouvido falar (pelo menos por este nome) é a ritidoplastia, assunto deste texto.
Também chamada de lifting facial (o nome que você já deve conhecer), ela é uma das principais cirurgias voltadas para a face e para o pescoço, tendo o objetivo de rejuvenescer o rosto como um todo. Na sequência, a Clínica Aldunate te conta com mais detalhes o que é a ritidoplastia, explica como ela é realizada e lista os riscos e cuidados pré-operatórios.
Para saber mais a respeito desta cirurgia que é cada vez mais procurada, continue a leitura abaixo!
O que é ritidoplastia e como ela é realizada?
Como citamos, ritidoplastia ou lifting facial é uma cirurgia plástica cujo objetivo é devolver o aspecto jovial à face do paciente. Tal processo é feito através da diminuição da flacidez, da redução das rugas e da remoção do excesso de gordura localizada. Mesmo que não elimine todas as rugas, o resultado pode ser muito satisfatório.
Na maioria dos casos, a cirurgia é procurada por pessoas com mais de 45 anos. Vale citar que os efeitos não são definitivos, e, com o passar dos anos, pode ser que o paciente precise fazer a operação novamente. Quanto mais cedo a ritidoplastia for feita, mais duradouros são os resultados. Além disso, os resultados em peles espessas e gordurosas costumam ser melhores.
Na primeira consulta com o cirurgião plástico, o paciente deve indicar os locais de rugas e flacidez que quer melhorar. O cirurgião, então, avalia cada área e indica as possibilidades e alinha as expectativas pós-cirúrgicas.
Quanto à cirurgia em si, as incisões são feitas por trás das orelhas e subindo em direção ao couro cabeludo, de forma que as cicatrizes fiquem o mais escondidas possível, visto que elas podem demorar até 1 ano e meio para alcançar o tom da pele. O procedimento é bem delicado, podendo levar 4 ou 5 horas; a indicação é de que o paciente fique internado por 1 dia.

Há riscos?
Os riscos são quase nulos. No entanto, como estamos falando de uma cirurgia, eles sempre existem. É justamente por isso que a primeira consulta com o cirurgião é tão importante. Ele poderá avaliar de perto o caso do paciente e avaliar se há condições para realizar a cirurgia.
Lembre-se: o momento da escolha do cirurgião é fundamental para garantir o sucesso do lifting facial e correr baixos riscos. Recomendamos que você opte por um profissional membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), como os cirurgiões da Clínica Aldunate.
Cuidados pré-operatórios
Os cuidados a serem tomados antes da cirurgia não são muito diferentes dos indicados em qualquer outro procedimento estético. Além dos exames de rotina solicitados pelo médico responsável aproximadamente 10 dias antes da cirurgia, alguns cuidados com remédios e hábitos também devem ser tomados.
Os básicos incluem cortar medicamentos à base de AAS, anticoagulantes e corticoides de uso prolongado. Fumantes devem parar de fumar pelo menos 30 dias antes da operação. Cuidados mais específicos, dependendo das particularidades de cada caso, serão dados pelo seu cirurgião.
E você, pensa em fazer uma ritidoplastia? Acha que os resultados do lifting facial podem trazer de volta o que você deseja ao seu rosto? Então entre em contato conosco para fazer uma avaliação do seu caso!
Comentários