Atendimento

9h00 às 21h00

Agendamentos

(11) 3062-8380

A endocrinologia é uma das especialidades da medicina, estando diretamente ligada aos hormônios e à ação deles em nosso organismo. Além disso, em vários casos a atuação do endocrinologista tem relação com a área da cirurgia plástica. Não à toa, estas são duas das principais especialidades da Clínica Aldunate.

Mas você sabe quando deve se consultar com um endocrinologista? E, voltando ao básico, sabe o que é a endocrinologia e quais são os principais problemas tratados pelos médicos especialistas desta área? Caso não saiba, este texto foi feito pensando em você!

Na sequência, nós trazemos todas essas informações, mostrando tudo de mais importante que você precisa saber sobre a endocrinologia. Continue a leitura e confira!

 

O que é a endocrinologia? Quais problemas são tratados?

A endocrinologia é a especialidade que cuida das glândulas endócrinas, que estão distribuídas por todo o nosso corpo — desde a hipófise, localizada no cérebro, até as glândulas sexuais. As glândulas endócrinas, por sua vez, são as responsáveis por secretar hormônios no nosso sangue.

Como você deve saber, os hormônios são substâncias fundamentais para o funcionamento correto do organismo. Diversas atividades biológicas do nosso corpo estão relacionadas a eles, incluindo o crescimento, o sono, a saciedade e até mesmo o equilíbrio. Basicamente, eles regulam as funções de outras células.

Consequentemente, quando há algum tipo de problema com as glândulas endócrinas, a produção de hormônios é prejudicada — seja pela falta ou pelo excesso —, o que pode fazer com que o organismo não funcione da maneira que deveria.

Um dos problemas mais comuns relacionados à endocrinologia é a obesidade. Muitas vezes, o acúmulo de peso de pacientes pode ser explicado devido a distúrbios hormonais. Outros problemas relacionados à própria obesidade também têm sua origem nos hormônios, como são os casos do alto nível de colesterol e do diabetes.

Outros problemas tratados por médicos endocrinologistas incluem hirsutismo, doenças na tireoide, distúrbios da puberdade, distúrbios da menstruação, andropausa, osteopenia e osteoporose.

sistema endócrino

 

Afinal, quando se consultar com um endocrinologista?

Como você pôde ver, a endocrinologia tem relação com diversos problemas, muitos deles podendo se transformar em condições gravíssimas. Portanto, é essencial que saiba quando se consultar com um endocrinologista e, mais que isso, compareça a consultas quando elas forem necessárias.

Quando não há nenhum sintoma relacionado aos problemas que citamos, recomenda-se que a primeira consulta com um endocrinologista seja feita na faixa dos 20 anos. Este primeiro contato serve para que o médico solicite uma série de exames com o objetivo de conferir se o funcionamento das glândulas está dentro da normalidade.

Se este for o caso, uma próxima consulta não precisa ser feita em menos de 3 anos — sempre com o objetivo de monitorar a produção de hormônios.

Por outro lado, é preciso considerar os casos que citamos. Se você estiver com algum sintoma que possa indicar um dos problemas citados, não hesite em marcar uma consulta. Com o tratamento correto, o endocrinologista será capaz de ajudar sua produção de hormônios a voltar ao normal.

E se este for o seu caso, saiba que você pode contar com a Clínica Aldunate! Como citamos, a endocrinologia faz parte das nossas especialidades. Para saber mais, assim como marcar sua consulta, é só entrar em contato conosco!